< Crónicas de Sampa: Parque Estadual de Intervales

quarta-feira, novembro 23, 2005

Parque Estadual de Intervales

Depois de duas viagens mais longas, nada como algo mais leve e que prova que se pode fazer turismo de qualidade no Estado de São Paulo sem gastar muito dinheiro. Mais natureza e muita aventura, num parque estadual situado a 270 quilómetros da capital.

De nome Intervales, o parque abriga imensas espécies, assim como uma fatia importante do que sobrou da Mata Atlântica (cerca de 8% da área que existia na altura dos descobrimentos). Trata-se de um recanto isolado, para quem quer descansar e desligar completamente do resto do mundo. Não há televisões, Internet, telefones públicos e muito menos telemóvel. Quando isto acontece, é muito fácil estar a dormir por volta das 22h30.

A aventura esteve na ordem do dia. Trilhas difíceis com passagens por cachoeiras, cavernas e floresta. No entanto, o esforço é sempre recompensado por alguma maravilha da natureza. As cachoeiras do Arcão, Luminosa e Mirante, assim como as Cavernas de Paiva e Colorida vão merecer um espaço na minha memória durante algum tempo. Apreciem as fotografias!