< Crónicas de Sampa: Salto do Itiquira

sexta-feira, novembro 11, 2005

Salto do Itiquira


Para além da visita a Brasília, o fim-de-semana teve direito a outro prémio. Já no estado de Goiás, em pleno coração do território brasileiro, ficam várias atracções naturais fabulosas, entre as quais se destaca a Chapada dos Veadeiros. Esta última era praticamente inacessível para um dia (230 km de viagem só de ida, pouco tempo para visitar um parque que merece bem mais do que duas horas).

Arranjou-se algo intermédio. E para isso existem guias interessantes, como o Lonely Planet, que dão dicas extremamente interessantes sobre o que fazer à volta de Brasília. A opção escolhida foi Salto do Itiquira: queda de água com uma altura de 175 metros situada a 110 km da capital federal. Com carro alugado, chega-se lá em cerca de hora e meia: no entanto é curioso que se anda bem mais depressa em pista só com uma faixa do que em auto-estrada, isto devido à presença dos radares nesta última. E logo um aviso à saída da cidade: Fortaleza fica a 2273 quilómetros.

A estrada que leva até à cachoeira termina naquele lugar. Não há mais nada depois disso. A queda é majestosa, e forma piscinas naturais ao longo do vale. Serviu para banhos, para apanhar sol (coisa que continua a não haver em São Paulo) e sentir que estou de facto no Brasil, em paisagens paradisíacas (mesmo estando a mais de 1000 km do litoral).

Por pouco esta aventura custava ficar mais um dia em Brasília. Felizmente, o avião esperou mais um pouco. E assim se passou mais um fim-de-semana!

1 Comments:

At 10:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou encantada com o blog. Quem dera Pero Vaz de Caminha ( o cronista a passar as primeiras informações ao Rei de Portugal, Dom Manuel, após a descoberta em 1500)tivesse feito uma avaliação tão fiel, crítica e detalhada de nosso país.
Sem contar que suas descrições são carregadas de poesia, humor e com metáforas deliciosas. Continue escrevendo!!!

Abraços, Regina (mãe da Bethania)

 

Enviar um comentário

<< Home