< Crónicas de Sampa: Carioca 1

segunda-feira, abril 18, 2005

Carioca 1

Indescritível. Desde a chegada, foi indiscutivelmente o melhor fim-de-semana.

Rio de Janeiro, chegada sábado às 6h30 da manhã. O sol já se levantara no horizonte, prometendo generosidade para o resto do dia. Depois de uma viagem passada a (tentar) dormir no autocarro, o sono era muito. No entanto, chegando a Copacabana no apartamento que o Tozé teve a generosidade de partilhar (e fica aqui o agradecimento), o sono fica arrumado na gaveta (pelo menos assim se tenta!): a vista é espectacular, sem dúvidas das mais belas que já vi até agora. Pouco passava das 7h quando nos fizemos à estrada, já com uma temperatura considerável. A praia deixou de ser suportável às 11h.

O que fui ver? Zona sul essencialmente, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo Freitas. E, como não pode deixar de ser, Corcovado e Pão de Açúcar, donde é possível ver isso e muito mais. O resto, fica para outra vez. Afinal de contas, é barato e rápido chegar à Cidade Maravilhosa vindo de São Paulo e o corpo tem limites que foram atingidos neste fim-de-semana.
Dois dias são complicados para descrever a cidade, mas permite estabelecer algumas comparações com a capital paulista. Em primeiro lugar, a cidade não é tão frenética, tem uma actividade económica muito mais virada para o turismo. O calçadão (passeio marítimo) é a prova disso, com centenas de vendedores de tudo e mais alguma coisa. Em segundo lugar, a (in)segurança. No Rio de Janeiro, a favela é bem visível a olho nú, basta olhar para os montes da cidade, contrariamente a São Paulo, onde este fenómeno localiza-se sobretudo na periferia da cidade. Em terceiro lugar, a cidade é bem mais agradável do ponto de vista urbanístico, apesar das favelas. As ruas estão mais limpas e as praias, tendo em conta que estão numa cidade com 10 milhões de habitantes, estão em bom estado (a qualidade da água é que não é tão boa). Finalmente, a capital carioca não tem tanta diversidade de restaurantes e de vida nocturna: esta última é frequentemente conotada com prostituição pelos taxistas.

E como uma imagem pode valer mais do que mil palavras, gostaria de colocar algumas fotografias na página. No entanto, problemas técnicos impossibilitam a sua publicação. Espero poder partilhá-las brevemente.

1 Comments:

At 2:11 da tarde, Blogger laranjeiro said...

eu gosto muito do rio de janeiro mas gosto bem mais de morar em sampa
ja sou amis paulista q portugues
abço e da proxima tb vou

 

Enviar um comentário

<< Home