< Crónicas de Sampa: Nunca perder o norte!!

quarta-feira, abril 06, 2005

Nunca perder o norte!!

Sempre me ensinaram que o sol é um excelente ponto de referência quando nos perdemos. A rotação da terra sobre ela própria faz com que o sol nasce sempre a oriente e se ponha sempre a ocidente. Ou seja, quer estejamos no período da manhã ou da tarde, temos uma noção de alguns dos pontos cardeais apenas olhando para a posição do sol.

Durante o período do meio-dia, o sol atinge o máximo da sua altura, indicando o sul. Aliás, não é por acaso que a região setentrional francesa é apelidada de midi. Apenas há problemas quando as nuvens entimidam o sol ou durante a noie, a não ser que seja verão na região do círculo polar árctico.

Em São Paulo é fácil perder-se. Para saber que direcção tomar, um mapa e o sol podem ser suficientes para dar ajudas preciosas. No entanto, e tendo a noção da posição geográfica da minha residência, cheguei à conclusão que o meio-dia nunca poderia estar a apontar a sul. Estranhei. Estaria errado? O que se passa com o sol? Verifiquei novamente no mapa, e a minha observação estava correcta. Explicação: como a cidade encontra-se a sul da linha do Equador, o sol do meio-dia está virado para norte. Em vez da tradicional curva delineada da esquerda para a direita no nosso horizonte, aqui a trajectória é inversa.

1 Comments:

At 5:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, que domínio da ciência!
Tás a brilhar!!:)
E já agora parabéns pela residência, tem mto bom aspecto! Nem outra coisa seria de esperar!
Um abraço e saudações benfikistas, já cheira a dobradinha para estes lados!!:)

 

Enviar um comentário

<< Home