< Crónicas de Sampa: Carna Itu

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Carna Itu

Fim-de-semana da despedida. Para assinalar a data, a ideia foi de reunir o pessoal Contacto de São Paulo mais Itu e “curtir” uma experiência muito brasileira, um “Carnaval fora de época”.

Trata-se de um evento que tenta recriar todo o ambiente do Carnaval fora do seu período. Existem dezenas de eventos deste género no Brasil em cada ano. As características são: muita folia, diversão, música e pegação.

De facto a realidade não é muito diferente do que foi descrito acima. No entanto, é muito mais exagerado do que imaginava. É interessante estar presente numa festa como esta para observar o comportamento mais primitivo do ser humano. Em primeiro lugar, toda a gente entra em avançado estado de alcoolémia dentro do recinto; em segundo lugar, toda a gente segue o trio elétrico, tal como as beatas seguem uma prossição; e o objectivo é beijar o maior número de pessoas possíveis (estou a falar no geral, como é óbvio nem toda a gente vai para isso). Um dos episódios mais interessantes é visitar os dois postos médicos instalados no recinto, ou pura e simplesmente caminhar dentro do mesmo e observar jovens completamente fora de si, deitados no chão a ressacar.

Uma seita é capaz de ser a maior comparação que se pode fazer com uma micareta. Para além de toda as pessoas estarem extasiadas, e seguirem religiosamente um camião de música, o uniforme (abadá) é igual para todos. Existe apenas uma diferenciação na cor para quem tem acesso ao camarote.

É para rir, para observar, tomar notas e não voltar (pelo menos para mim). E para os mais curiosos, aviso que o Carnaval de Salvador é isto multiplicado por dez (segundo dizem os entendidos no assunto).

1 Comments:

At 3:03 da tarde, Blogger laranjeiro said...

chiiiiiicleeeeeteeeeee, oba oba

 

Enviar um comentário

<< Home