< Crónicas de Sampa: POA

terça-feira, agosto 30, 2005

POA

O sul do Brasil foi novamente o destino de mais uma viagem.

Desta vez o destino foi o Estado mais setentrional do Brasil, Rio Grande do Sul, mais precisamente à capital, Porto Alegre. Os seus habitantes, mais conhecidos por gaúchos, têm um sotaque trilegal, com expressões tão sui generis como bah ou ainda onde tu vai (uma estranha forma de conjugar a segunda pessoa).

Além disso, a cidade identifica-se perfeitamente com as outras capitais do Sul, como Curitiba e Florianópolis. Mais organização, mais qualidade de vida, distribuição de rendimentos mais equilibrada, mais frio e mais colonização europeia. A única grande diferença é a ausência de prédios muito altos, e também uma reduzida oferta de serviços (trata-se de uma opinião já muito parcial, pois a minha base de comparação é São Paulo). A visita à baía de Guiabá ou Goiaba como foi carinhosamente apelidada pelo pessoal C8 poderia ser o ex-líbris turístico da cidade mas a chuva tratou de estragar a vista.

Do sul, só já falta Foz do Iguaçú e talvez Blumenau, por altura da Oktoberfest. Depois, praia, que o Inverno brasileiro promete ser curto!