< Crónicas de Sampa: São Bento do Sul

terça-feira, agosto 09, 2005

São Bento do Sul

Este fim-de-semana teve como objectivo retribuír visitas que a comunidade C8 de São Paulo já recebeu. O felizardo (ou a vítima?) foi o Pedro Cruz, ele que se encontra profundamente desterrado num lugar perto da divisa entre o Paraná e o Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil.

Esse lugar chama-se São Bento do Sul. Situado a cerca de 80 km de Curitiba, é uma cidade tradicional do interior brasileiro, e que tem duas comparações possíveis: uma com o interior português, pela reduzida oferta de diversões durante o fim-de-semana e outra com a Alemanha, pelo facto de grande parte dos estabelecimentos e nomes de ruas serem de origem germânica. Até na própria população predominam os loiros altos e de olhos claros. De resto, duas discotecas, um boliche, uma churrascaria e um shopping center. Eu não sei se aguentava viver nessa cidade durante um tempo superior a um mês.

No entanto, a companhia é que foi o motivo da viagem, e para dizer a verdade foi em São Bento do Sul que voltei a reencontrar chouriços, bacalhau e algo como Aguardente Bagaceira São Domingos. O último é impossível de ser consumido sem os dois primeiros. Faltaram os prometidos pastéis de Belém, mas estes poderão eventualmente ser servidos aquando da primeira jornada do campeonato nacional. A grande chatice da viagem foi mesmo o regresso: ao todo, onze horas para chegar a casa.

Maldita Rodovia Regis Bittencourt.