< Crónicas de Sampa

quarta-feira, agosto 24, 2005

A Portuguesa dos Desportos - é um clube muito simpático, cujo estádio Canindé fica na zona norte da cidade, juntinho ao Rio Tietê. Como o nome assim o indica, é um clube que foi fundado pela comunidade lusitana, no entanto faltava saber qual é o tipo de pessoas que torce pela Lusa. Será que seriam apenas velhotes que chegaram ao Brasil há 50 anos? Nada como assistir a um jogo de futebol para tirar tudo a limpo.

O jogo em si era completamente secundário para mim, apesar de ser importante para ambas as equipas. Queria sentir o ambiente, e sobretudo saber se a Portuguesa era mais brasileira ou portuguesa. E para minha agradável surpresa, constatei que é um clube que se mantém atado às suas raízes. Para começar, foi possível ver imensos adeptos com camisolas do Figo, de vários clubes nacionais (até Marítimo e Leiria) além das verde-rubras do clube local. E como é tradicional mesmo até em Portugal, não faltaram os tremoços, os pastéis de bacalhau (à moda portuguesa) e até o Caldo Verde. Para ser perfeito só faltaram as Sagres e as Super Bock.

A assistência foi outra surpresa: encontrei não só os velhotes que são autênticas réplicas daqueles que se encontram no estádio da Luz, mas também filhos e netos, exibindo com orgulho as cores nacionais.

Não há outro lugar onde me pudesse sentir mais em casa neste país.

1 Comments:

At 11:11 da tarde, Blogger laranjeiro said...

esqueceste-te da grande briosa

 

Enviar um comentário

<< Home