< Crónicas de Sampa: Avenida Paulista

quarta-feira, maio 18, 2005

Avenida Paulista

Uma semana desde o último post...sim, confesso que é difícil manter uma boa regularidade de escrita. No entanto, só custa decidir abrir a página do blogger. A partir daí, com tempo e cabeça fresca, é fácil escrever qualquer coisa.

Hoje, no seguimento das descrições dos lugares emblemáticos de São Paulo, vou falar da Avenida Paulista. Uma Avenida espectacular, que parece deslocada na sua latitude. Prédios altos com arquitectura arrojada, é o grande centro financeiro da América do Sul. O movimento diurno e nocturno é constante, o comércio, as lanchonetes e o metrô estão sempre apinhados, para não falar dos carros que entopem constantemente a mais bela avenida do Brasil.

Mas não é só isso: o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o jardim Trianon oferecem um pouco de contraste. O primeiro tem uma arquitectura bizarra, estando seguro por dois pilares que contornam o edifício, como se estivessem colados. Para além disso, a placa principal está suspensa uns seis metros acima do chão, e como não há pilares há a sensação de que a mesma pode caír em cima de uma pessoa a qualquer momento. O museu também é muito interessante e possui imensas obras de arte de autores como Van Gogh, Rembrandt ou Picasso. O segundo é uma mancha verde bastante densa, que parece pequena tendo em conta a dimensão relativa da cidade.

No fundo, é dos lugares do Brasil onde não se sente estar num país tropical. É outro mundo, e há mais lugares onde se pode sentir isso em São Paulo.

3 Comments:

At 1:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ninguém pára o Benfica, ninguém pára o Benfica, ninguém pára o Benfica, olé!!
Escreve qq coisa sobre o título do glorioso e como é festejá-lo com um oceano a separar-nos!

CAMPEÕES!!!!!!!!

 
At 6:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Oi,

pode ser que eu dê um salto aí à Avenida Paulista. Era bom....

Estava na página do ICEP/Contacto e vi lá o teu nome na lista deste ano, Paulo Jorge Fonseca da Silva. Achei piada!

Um abraço

 
At 3:20 da tarde, Blogger Carlos Oliveira said...

Grande SLB

Muitos Parabens...

Agora venha a dobradinha...

Grande Abraco

 

Enviar um comentário

<< Home