< Crónicas de Sampa: Reflexão

domingo, maio 01, 2005

Reflexão

Finalmente um tempinho para parar, para descansar um pouco.

Primeira observação, já estou há mês e meio no Brasil, e parece muito e pouco ao mesmo tempo. Muito, porque num espaço muito reduzido de tempo já conheci várias cidades e muitos lugares de São Paulo; pouco, porque o ritmo de vida é tão grande que parece que ainda foi ontem que saí de Portugal. Continuo a dizer, quando falo sobre o meu estágio, que vou ficar cá 9 meses, quando na realidade só já faltam 7...

É um indicador de que as coisas têm corrido bem. Fundamental para isso acontecer é o estágio estar a ser interessante. Já tenho finalmente tudo para entrar em velocidade cruzeiro em São Paulo: casa, empregada doméstica, e acima de tudo organização. O que foi mais complicado foi gerir o tempo de trabalho e tempo de lazer: o sono incomodou muito as primeiras semanas de estágio, mas também neste ponto já consegui uma maior estabilidade, e consigo saír umas duas ou três vezes durante a semana (a partir de quarta-feira) e estar a 100% no trabalho.

Expectativas em relação àquilo que esperava? Claramente superadas. A imagem que é passada do Brasil na Europa é muito diferente da realidade. São Paulo, pelo menos, tem coisas óptimas: a economia a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Nunca se pára. Para trabalhar, a cidade oferece condições muito boas e proporciona lazer para as horas vagas. Para restaurantes, atrevo-me a dizer que é a melhor cidade do mundo. Há uma enorme variedade de escolhas, quer no sabor quer no preço. E qualidade não falta...o cliente de São Paulo é muito exigente, está disposto a pagar por isso. O problema é sempre escolher um local novo (desde que cheguei só repeti dois restaurantes, por sinal muito bons). Hipermercados, abertos 24 horas por dia. A melhor hora para ir às compras é no final da balada, quando estão mais vazios. Outra coisa, a segurança: nas primeiras semanas andava ainda com um pouco de medo mas este receio foi desaparecendo. Como é óbvio há alguns cuidados a tomar mas São Paulo não é uma cidade que tem tiroteio a cada 5 minutos (ou se calhar até tem e eu não sei!).

Saudades de Portugal, poucas. Das pessoas, sim. Sinto-me um privilegiado por poder participar nesta experiência. A vida é sempre mais monótona nos sítios que nós conhecemos. Num país como o Brasil, há imensas lugares para explorar, e é isso que faz de uma vivência no estangeiro diferente e apaixonante.